Hospital Alberto Rassi
Fale com a Ouvidoria Saiba como fazer parte da equipe do HGG Perguntas Frequentes Entre em contato com o HGG    




Acreditação Hospitalar

Acreditação hospitalar



HGG: primeiro hospital público do Centro-Oeste a obter o certificado de acreditação hospitalar

Por ter sido o primeiro hospital público do Centro-Oeste a conquistar o título de acreditação hospitalar, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG passou a ser referência quando o assunto é qualidade. Sua primeira certificação foi conquistada em 2014 e desde então trabalha rigorosamente para cumprir os requisitos que visam a segurança do paciente, a gestão dos processos e a disseminação de uma cultura voltada para a melhoria contínua. Em 2015, foi acreditado no nível 2 – Certificação Prata, e atualmente, tem acreditação nível 3, que atesta a sua excelência. O título é uma certificação semelhante ao ISO, mas que a ONA confere somente à instituições de saúde.

O processo para a conquista da acreditação hospitalar iniciou em 2012, quando o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) assumiu a gestão do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG. Um ano depois, a unidade já começou a traçar metas para conseguir a certificação. Várias rotinas tiveram de ser mudadas e aperfeiçoadas. Como o nível 1 prevê o atendimento aos requisitos básicos da qualidade na assistência prestada ao cliente, cujo princípio é a segurança, foram adotados novos parâmetros e alguns que, inclusive, não são vistos nem em hospitais da rede particular, como é o caso do sistema de chamados, que facilita a chamada de enfermeiros por parte dos usuários internados. Além disso, os medicamentos de alto risco passaram a ser identificados com etiquetas vermelhas, o que reduz as chances de ministrações incorretas. Os pacientes também receberam um novo processo de identificação. Aqueles que passam pela internação e Ambulatório são identificados com etiquetas e pulseiras, o que, além de prevenir danos, torna o atendimento mais ágil. Enfim, inovações não faltaram.

O HGG pode perder o título?

Mesmo após conseguir a certificação, o HGG pode perder o título, caso as rotinas não sejam seguidas. Para verificar as atividades, colaboradoras da ONA realizam continuamente visitas no hospital. Neste sentido, há o Comitê da Qualidade, que tem como principal objetivo assegurar a melhoria contínua das ações e serviços prestados, além de auxiliar os gestores da unidade da implementação de ferramentas, gestão de documentos, processos e auditorias internas. O grupo é formado por 17 profissionais que atuam no hospital em diversas áreas estratégicas.


Fonte: IDTECH





Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.